Como fazer um cardápio que venda mais

Confira um apanhado de dicas que selecionamos e que você poderá seguir na hora de montar o seu cardápio

como fazer um cardápioTodos nós sabemos que um cardápio bem montado e organizado é um dos itens mais avaliados pelos clientes num restaurante. Quando bem construído, este cardápio, além de trazer todas as informações necessárias para os seus leitores, atribui e repassa uma série de aspectos positivos acerca da identidade do seu estabelecimento, podendo causar um engajamento ‘automático’ nos seus clientes.

Isso sem falar que também poderá despertar a vontade neles de consumirem uma quantidade mais variada dos pratos que compõem o seu cardápio. É simples, basta você se perguntar quantas vezes sua decisão por algum prato não teve influência da imagem ou da descrição da comida. Além de ser atraente, um bom cardápio deve sempre seguir essa tendência de ser informativo, prático e “revelador”, no sentido de apontar ao cliente e gerar nele um desejo, antes mesmo que  perceba sua decisão.

E já que estamos falando de informação, intuição e praticidade, por que não ressaltar outra qualidade e atribuição que um cardápio deve ter, que é a sua eficiente capacidade de ação de marketing? Se valorizado da forma correta, o menu pode ser um forte aliado para os seus negócios. Ele destacará os itens mais lucrativos (perceba que não dissemos “os mais caros”), reforçará a identidade e o conceito da sua empresa e marca, e, entre outras coisas, poderá consolidar parcerias com os seus fornecedores, sendo estes  divulgados em seu conteúdo.

Não se pode brincar na hora de criar e desenvolver o cardápio do seu restaurante. Muita atenção e cuidado são necessários, caso você queira inspirar confiança e profissionalismo nos seus clientes.

Se o problema for a falta de conhecimento das habilidades técnicas de como fazer um cardápio visualmente mais bonito e atrativo, contrate um bom diretor de arte para que ele crie um visual adequado à necessidade da sua marca.

Você deve explicar coisas como: o que deve constar com mais destaque, a identidade da sua empresa e o que o cardápio deve passar para o cliente. A seguir, confira um apanhado de dicas que selecionamos e que você poderá seguir na hora de montar o seu cardápio:

Organização é tudo

como fazer um cardápio

É importante dividi-lo em categorias, como, por exemplo, entre pratos salgados e doces, bebidas, sobremesas, petiscos e tira gostos. Tente ser o mais objetivo possível e simplifique o seu conteúdo, tanto textual quanto imagético, porque sabemos que a poluição visual, além de atrapalhar a absorção das informações, gera até certa resistência do cliente em procurar se informar melhor. Quando for explicar a descrição dos pratos, por exemplo, seja o mais breve e sucinto possível.

Atenção aos erros de português

como fazer um cardápio

Um erro de português num cardápio é tão inaceitável quanto colocar um prato que você não serve no seu restauranet. Seu menu deve possuir ortografia e gramática impecáveis.

Cuidado com a propaganda enganosa

como fazer um cardápio

Uma amarga decepção é pedir um prato influenciado pela imagem mostrada no cardápio e se frustrar pessoalmente quando ele chega. Opte por valorizar seus próprios pratos ao invés de colocar no menu fotos extraídas de sites ou de agências de publicidade. Contrate um bom fotógrafo de alimentos, monte seus pratos e, voilà, seu cardápio conterá imagens bonitas e, principalmente, verdadeiras.

Como fazer um cardápio que venda mais:

Conecte-se

como fazer um cardápio

Tão importante quanto possuir um cardápio super apresentável é saber utilizá-lo também nas mídias digitais. Lembre-se: vivemos em uma era extremamente conectada aos dispositivos, como celulares, notebooks e tablets, então use isso a seu favor.

Busque seus clientes onde eles estão – e, a melhor parte: com um custo quase reduzido a zero. Desenvolva maneiras criativas de se relacionar com seus clientes por essas mídias e pelas redes sociais, como o Facebook e Twitter, aplicando e estendendo o alcance do seu conteúdo para o público.

Questões práticas

como fazer um cardápio

Certifique-se que no seu cardápio constam questões práticas, como a forma de pagamento. Além disso, é importante que você fique atento à manutenção deles. Observe esporadicamente se eles estão rasgados, engordurados ou sujos.

Para evitar imprevistos, tenha sempre um pequeno estoque de cardápios de reserva, caso necessite repor algum numa emergência. E, por último e não menos importante, sempre opte por menus que possuam um formato mais simplificado, de fácil manuseio e que possibilite uma leitura adequada aos seus clientes. Essas são as dicas de como fazer um cardápio que venda mais.

 

CONHEÇA O NOSSO PLANO DE MARKETING PARA RESTAURANTE (CLIQUE AQUI)