Como manter as vendas no seu negócio em período de crise

Confira aqui algumas das estratégias que podem ajudar a manter as vendas do seu negócio durante o período de crise

Estamos vivendo um novo momento no que diz respeito à economia. As previsões para 2015 não são  otimistas e os negócios estão se retraindo ao longo do ano. Algumas empresas já estão adotando algumas estratégias para se protegerem do que espera-se ser um novo período de recessão e seguem uma cartilha para conseguir manter seus negócios ativos e lucrativos. Confira aqui algumas das estratégias de como manter as vendas do seu negócio durante o período de crise que vivemos:

1) Faça uma análise situacional.

como manter as vendasPode parecer bastante básico, entretanto esse ponto é fundamental para que o empresário saiba onde está pisando. Levantar dados do mercado, dos concorrentes e do próprio negócio clareia sua visão a respeito de onde seu negócio está. As respostas conseguem, inclusive, direcioná-lo para onde quer chegar. Isso ajuda você a se reprogramar para mudanças de percurso que se fizerem necessárias. E as mudanças são outro ponto importante – e frequente – nesse cenário de crise.

2) Adequar-se à situação

como manter as vendas

É uma medida necessária e inteligente para a sobrevivência do negócio. A partir dos dados levantados na análise situacional, você pode pensar em quais estratégias vai tomar, adotando, assim, a reengenharia e a gestão da mudança. Essas são ferramentas que vão readequar o negócio para que ele se torne sustentável. Mas atenção: não significa que depois de toda análise situacional você chegará à conclusão de que precisa se readaptar. Pode existir uma abordagem otimista que lhe mostre que você está no caminho certo, e que basta continuar.

3) Diferencie-se

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Outra estratégia de como manter as vendas que parece óbvia, mas que ajuda bastante na nova conjuntura. Se você oferece um serviço ou um produto, pense em soluções criativas que podem diferenciá-lo dos concorrentes no mercado. O cliente adora receber uma atenção especial. Em qualquer segmento é possível construir um atrativo para fidelizar o cliente.  Um exemplo: se seu serviço é de venda de sapatos, dê como brinde ao cliente uma cera para conservá-los. Um brinde pode parecer um dispêndio inicial, mas agrega valor ao produto. Quando o consumidor precisar de novo do serviço, vai se lembrar da sua gentileza.

4) Mantenha o foco

como manter as vendas

Atentar-se para os objetivos do negócio ajuda na hora de pensar nas estratégias. Pense assim: imagine que seu objetivo é aumentar as vendas. Pense em oportunidades para isso. Existe um calendário promocional? Seria possível atrelar a venda do produto a alguma vantagem ou atrativo? O produto acompanha uma sazonalidade de venda? Se sim, qual o melhor período para alavancar as vendas? Se não, por que não pensar em fazê-lo? Seus produtos são chocolates? Pense em produzir chocolate quente no inverno. Lembra da cerveja bock? Surgiu dessa necessidade de adequar-se à sazonalidade.

O importante de como manter as vendas em tempos de crise é manter o foco e usar a criatividade para diversificar seu leque de atuação. Todos saem ganhando com essa estratégia: clientes, mercado e negócio.