Plano de marketing para restaurantes

Faça do seu restaurante o melhor ambiente para os seus clientes

Cuidar de um negócio que está no ramo alimentício pode ser considerada uma das tarefas mais difíceis que se tem conhecimento. Além de ter que manter o bom funcionamento do ambiente como um todo, tudo sempre interligado como engrenagens, o ramo alimentício ainda tem alguns bônus que merecem atenção: a higiene e a qualidade dos alimentos e do ambiente no qual eles são preparados. Este último item não está presente em outros tipos de negócio, então ele pode ser encarado como uma vantagem ou como uma desvantagem.

Saber fazer um bom plano de marketing para restaurante pode ser o fator determinante para que ele funcione bem, então é sempre bom aprender sobre o assunto e sobre as técnicas marqueteiras, ou então contratar um funcionário capacitado auxiliar no processo. Mas, se você procura resultados rápidos e fáceis, os itens abaixo podem ajudar. Antes de tudo, tenha consciência das possibilidades que estão ao seu alcance na hora de divulgar o seu negócio.

 

Treine seus funcionários

marketing para restaurante

Ter uma equipe na qual você confia plenamente e sabe que é totalmente capacitada para realizar as tarefas necessárias é o primeiro passo para ter um restaurante de sucesso. Funcionários bem treinados trabalham melhor e são mais felizes no ambiente de trabalho. É necessário que todos eles tenham o mesmo conhecimento da empresa que você – as políticas do local, como se portar em situações-problema, entre outros. Desta forma, evitam-se falhas comunicativas e possíveis transtornos futuros para a empresa.

 

Exalte o seu diferencial

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Você, mais do que ninguém, precisa saber qual o maior diferencial entre o seu restaurante e os outros. Sabendo os seus pontos fortes fica mais fácil organizar a divulgação para chamar os clientes. Escolha sempre o que torna o seu local único e insubstituível, de forma que o cliente acredite que não pode passar sem experimentar determinado prato ou estar em determinado ambiente (veja o exemplo da franquia Hard Rock Cafe, que sempre tem um diferencial em cada restaurante).

 

O cliente sempre tem razão

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Tratar os seus clientes de forma personalizada e simpática é um dos mecanismos de maior importância na hora de conquistá-los. O tratamento é um dos fatores que determinarão se o cliente retornará futuramente ou não, então tenha sempre em mente que cuidar do cliente é uma das prioridades no seu plano de marketing para restaurante.

 

Saiba divulgar a sua marca

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A renovação da sua marca e do ambiente é importante na hora de manter clientes antigos e de atrair novos. Ter uma page no Facebook que divulgue sempre as novidades do seu restaurante – de preferência com fotos – é um excelente mecanismo de captação. O que não falha, também, são as promoções esporádicas. É mais do que certo que elas vão levar clientes ao seu restaurante: quem é que não gosta de uma promoção?

 

A imagem é importante, sim

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Mais do que supervalorizar a comida, hoje os restaurantes precisam investir no visual de seu ambiente. A grande maioria das pessoas julga o livro pela capa e, se não simpatizar com a placa de entrada ou com o design do cardápio, pode acabar desistindo de ir até o seu restaurante. Por isso a parte visual do seu negócio é imprescindível. Cuide deste setor com o mesmo carinho que cuida da comida e o sucesso é garantido.

 

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