Marketing para restaurantes direcionado aos proprietários e gerentes

Como você pode melhorar a imagem do seu negócio só com a ajuda de um bom marketing

Ambientes como restaurantes estão entre os mais frequentados. Além de permitirem um momento de lazer e descontração, oferece o grande deleite da boa comida e da possibilidade de se reunir. Explorar essa característica de atração natural para os restaurantes, acrescentando uma coisinha aqui e outra ali, é de suma importância para o crescimento e andamento do negócio. É de responsabilidade do proprietário e/ou do gerente perceber e explorar os pontos fortes do negócio para que a captação de clientes não fique estagnada na atração natural que um restaurante exerce nas pessoas.

Para que isso aconteça, é sempre bom que você – como gerente e/ou proprietário – se inicie, ao menos de forma básica, nos conceitos de marketing para restaurantes. Assim, ainda que você contrate alguém especializado para auxiliar no processo de melhora da imagem do seu negócio, terá as noções base para acompanhar todo o processo de dentro e com olhar crítico.

Abaixo, algumas dicas de como utilizar o marketing para restaurantes em benefício da sua empresa.

Faça uma pesquisa de mercado

marketing para restaurante

A realização desta pesquisa é imprescindível para se situar no mercado e saber o que seus possíveis novos clientes e aqueles já antigos esperam do seu restaurante. Peça sugestões, reclamações e ideias nesta pesquisa. Ela mata dois coelhos com uma cajadada só: você fica minimamente informado sobre como anda a situação da imagem e da satisfação para com o seu estabelecimento e faz com que o cliente se sinta importante por estar sendo consultado para possíveis mudanças e alterações no ambiente que costuma frequentar.

A partir desta pesquisa você pode reformular o que foi criticado, manter o que foi elogiado e desenvolver novos produtos, tanto no próprio restaurante como em outros canais de distribuição, como panfletos de divulgação, página no Facebook e perfis em outras redes sociais. Agora que você começou a entender os principio do marketing para restaurantes vamos seguir para o próximo tópico.

Conheça o seu restaurante

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Saber o que você pode oferecer de melhor aos seus clientes é um dos mais eficientes jeitos de realizar uma captação de clientes precisa e que dê resultados. Desta forma, você valoriza sempre os seus pontos fortes em qualquer campanha que for realizar, mas também aprende a reconhecer onde existem falhas e não hesitar em corrigi-las e adaptá-las ao novo mercado e às novas demandas.

Identifique as possibilidades do restaurante

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Após realizar a pesquisa de mercado, um dos próximos passos é começar a identificar quais são as melhores possibilidades de investimento baseado nos dados extraídos da pesquisa. Mas não esqueça de que, por mais promissor que um novo investimento possa parecer, é sempre importante saber se você e o seu negócio podem arcar com os custos, se a relação custo-benefício é vantajosa… Enfim, se realmente vale o esforço de embarcar numa nova empreitada.

Potencialize os recursos do restaurante

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Às vezes, dentro de um restaurante, muitos dos recursos presentes no local não são utilizados. Faça inventários frequentes do que você possui no seu negócio; do que é frequentemente utilizado ou não utilizado, etc.. Fazer este tipo de pesquisa de recursos é bom para o negócio, já que você consegue entender o que está acontecendo em cada cantinho do seu restaurante.

 

 

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