Marketing Gastronômico: as 3 estratégias mais importantes

Listamos a seguir 3 importantes dicas de como você pode impulsionar seu negócio utilizando o marketing gastronômico a seu favor.

marketing gastronomicoAtualmente, a gastronomia engloba um universo muito mais amplo do que tínhamos por costume atribuído a ela. Hoje a gastronomia não diz respeito somente à culinária, mas também está envolvida em áreas que aparentemente não estão ligadas a ela, como a economia, a psicologia comportamental e o próprio estilo de vida das pessoas.

Além disso, podemos observar que cada vez mais o marketing gastronômico se faz presente nas empreitadas dos grandes e pequenos restaurantes. Invariavelmente, notamos o surgimento de páginas e contas no Facebook e no Twitter de bares e restaurantes que funcionam como uma extensão virtual de seus serviços.

Essa crescente associação entre as empresas gastronômicas e as mídias digitais favorecem tanto o empresário (possibilitando alavancagem do seu negócio) quanto o cliente (garantindo um melhor aproveitamento das informações e serviços oferecidos pelo restaurante).

Quando se alia a qualidade dos serviços do seu estabelecimento a um bom profissional de marketing, os resultados podem surpreender. O marketing gastronômico existe, a grosso modo, para melhorar o relacionamento entre o empresário e seu mercado-alvo, reduzindo os possíveis ruídos que são encontrados entre eles.

Ele trabalha por meio de uma pesquisa bem articulada, que identifica as necessidades dos clientes, aperfeiçoando a comunicação entre o empreendedor gastronômico e seus consumidores. E, já que falamos em comunicação, não podemos ignorar a era digital e conectada em que estamos vivendo. Foi pensando nisso que o marketing aprimorou suas técnicas e métodos e hoje é até criou-se uma categoria específica: a do marketing gastronômico.

Quem já experimentou o relacionamento com o cliente por meio das mídias digitais garante que o sucesso é certo. O aumento das vendas em restaurantes e bares para quem despende uma parte da receita para um gestor ou administrador de redes sociais aparece nas estatísticas e levantamentos feitos por analistas.

Sabendo disso, listamos a seguir 3 importantes dicas de como você pode impulsionar seu negócio utilizando o marketing digital gastronômico a seu favor.

 

1 – Criatividade pode ser a chave para o sucesso

marketing gastronomicoUtilizar os dispositivos de maneira criativa e inteligente pode agregar muito valor ao seu serviço. Recentemente a rede de restaurante 4Food implementou um sistema de pedidos via Twitter, em que o pedido era emitido instantaneamente na conta do restaurante e aparecia numa TV gigante instalada num local estratégico, onde todos podiam constatar o que acabaram de pedir.

A ideia inovadora causou grande aceitação por parte dos clientes que aderiram à prática sem grandes dificuldades. Seguindo o exemplo, você pode incluir na experiência do seu cliente facilidade e praticidade, além de conferir sofisticação ao seu negócio e redução de gastos (nem que seja o do papel e da caneta do garçom).

 

2 – No marketing gastronômico é importante conhecer o seu público digital

marketing gastronomicoComo é seu cliente cibernético? Sério? Descontraído? Onde ele está? No Facebook? No Twitter? Usualmente, qual é o horário em que ele mais frequenta as redes sociais? O que seu cliente precisa saber sobre o seu serviço? É importante responder essas perguntas. E como você responde? Pesquisando. Entenda o comportamento do seu público alvo e metade dos seus problemas pode estar resolvida. Saber se comunicar corretamente com o seu consumidor é o melhor caminho a ser seguido para um bom relacionamento. Um profissional que pode lhe auxiliar nesse campo é um analista de redes sociais.

 

3 – Fale a língua da globalização

marketing gastronomico

Um case de grande sucesso quando se fala de inclusão de público para um empreendimento gastronômico é a parceria entre a Tec Triade e o Barbaresco. O guia digital, que substitui o cardápio convencional, traz o menu do restaurante em formato para tablets e smartphones, tornando a experiência do cliente muito mais prática. Além dessa facilidade, o cliente ainda pode optar entre ler o cardápio em português ou em inglês. Ou seja, mais um excelente exemplo em que o empreendedor soube incluir a parcela do público estrangeira no seu negócio.